domingo, 12 de junho de 2011

Diversos Conceitos de Alma


A divergência de opiniões sobre a natureza da alma provém da aplicação particular que cada um dá a esse termo.
Segundo alguns, a alma é o princípio da vida material orgânica. Não tem existência própria e se aniquila com a vida: é o materialismo puro.
Pensam outros que a alma é o princípio da inteligência, agente universal do qual cada ser absorve uma certa porção. Segundo esses, não haveria em todo universo senão uma só alma a distribuir centelhas pelos diversos seres inteligentes durante a vida destes, voltando cada centelha, mortos os seres,  à fonte comum, a se confundir com o todo, como os regatos e os rios voltam ao mar, donde saíram. Essa opinião difere da precedente em que, nesta hipótese, não há em nós somente matéria, subsistindo alguma coisa após a morte. Mas é quase com o se nada subsistisse, porquanto, destituídos de individualidade, não mais teríamos consciência de nós mesmos. Dentro desta opinião, a alma universal seria Deus, e cada ser um fragmento da divindade. Simples variante do panteísmo.



Segundo outros, finalmente, a alma é um ser moral, distinto, independente da matéria e que conserva sua individualidade após a morte. Esta acepção é, sem contradita, a mais geral, porque, debaixo de um nome ou de outro, a idéia desse ser que sobrevive ao corpo se encontra, no estado de crença instintiva, não derivada de ensino, entre todos os povos, qualquer que seja o grau de civilização de cada um. Essa doutrina, segundo a qual a alma é causa e não efeito, é a dos espiritualistas. Livro dos Espíritos – Introdução II – pág 14

Uma alma é nossa identidade interior, nossa razão de ser. A alma da música é a visão do compositor que energiza e dá vida às notas tocadas em uma composição musical.

Alma é um termo que deriva do latim anima, este se refere ao princípio que dá movimento ao que é vivo, o que é animado ou o que faz mover. De anima, derivam diversas palavras como: animal (em latim animalia), animador, ...

“ALMA” CONFORME USADO NA BÍBLIA
Primeiro, considere a alma. Talvez se lembre de que a Bíblia foi originalmente escrita na maior parte em hebraico e em grego. Ao escreverem a respeito da alma, os escritores bíblicos usaram a palavra hebraica néfesh ou a palavra grega psykhé. Essas duas palavras ocorrem bem mais de 800 vezes nas Escrituras. E a Tradução do Novo Mundo as verte coerentemente como “alma”. Ao examinarmos como as palavras “alma” ou “almas” são usadas na bíblia, fica evidente que basicamente se referem a (1) pessoas, (2) animais ou (3) a vida de uma pessoa ou animal. Vejamos alguns textos em que esses três diferentes sentidos ocorrem.

Pessoas. “Nos dias de Noé... poucas pessoas, isto é, oito almas, foram levadas a salvo através da água.” (1 Pedro 3:20). Aqui a palavra “almas” claramente se refere a pessoas – Noé e sua esposa, seus três filhos e suas esposas. Êxodo 16:16 menciona as instruções dadas aos israelitas a respeito do recolhimento do maná. Foi-lhes dito: “Colhei... segundo o número de almas que cada um de vós tem na sua tenda.” Portanto, a quantidade de maná que se recolhia baseava-se no número de pessoas em cada família. Outros exemplos bíblicos da aplicação de “alma” ou “almas” a uma pessoa ou a pessoas encontram-se em Gênesis 46:18; Josué 11:11; Atos 27:37 e Romanos 13:1.

Animais. No relato bíblico da criação lemos “Deus prosseguiu, dizendo: ‘Produzam as águas um enxame de almas viventes e voem criaturas voadoras sobre a terra, na face de expansão dos céus.’ E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Produza a terra almas viventes segundo as suas espécies, animal doméstico, e animal movente, e animal selvático da terra, segundo sua espécie.’ E assim se deu.” (Gênesis 1:20, 24). Nesse texto, peixes, animais domésticos e selvagens são todos englobados na mesma palavra – “almas”. As aves e outros animais são chamados de almas em Gênesis 9:10; Levítico 11:46 e Números 31:28.

Vida como pessoa. Às vezes, a palavra “alma” significa a vida que se usufrui como pessoa. Jeová disse a Moisés: “Todos os homens que estavam à caça da tua alma estão mortos.” (Êxodo 4:19). O que os inimigos de Moisés caçavam? Eles procuravam tirar a vida de Moisés. Bem antes disso, quando Raquel estava dando luz ao filho Benjamin, “a sua alma partia (porque estava morrendo). (Gênesis 35:16-19). Naquela ocasião, Raquel perdeu a vida. Considere também as palavras de Jesus: “Eu sou o pastor excelente; o pastor excelente entrega a sua alma em benefício das ovelhas” (João 10:11). Jesus deu a sua alma, ou vida, em favor da humanidade. Nesses textos bíblicos, a palavra “alma” claramente se refere à vida como pessoa. Você encontrará mais exemplos desse sentido da palavra “alma” em 1 Reis 17:17-23; Mateus 10:39; João 15:13 e Atos 20:10.

Por meio de um estudo mais detalhado da Palavra de Deus, você verá que em nenhum lugar na Bíblia inteira os termos “imortal” ou “eterno” tem relação com a palavra “alma”. Em vez disso, as Escrituras dizem que a alma é mortal, o que significa que ela morre. (Ezequiel 18:4, 20). De modo que, na Bíblia, a pessoa que morre é chamada simplesmente de “alma morta”. – Levítico 21:11.

Vejamos agora o uso bíblico do termo “espírito”. Alguns pensam que “espírito” significa o mesmo que “alma”. Mas não é assim. A bíblia deixa claro que “espírito” e “alma” se referem a duas coisas diferentes. Em que sentido?

Os escritores bíblicos usaram a palavra hebraica rúahh ou a palavra grega pneúma ao escreverem a respeito do “espírito”. As próprias escrituras indicam o significado dessas palavras. Por exemplo, o Salmo 104:29 diz: “Se (tu, Jeová) lhes tiras o espírito (rúahh), expiram e retornam ao seu pó”. E Tiago 2:26 diz que “o corpo sem espírito (pneúma) está morto”. Nesses versículos, portanto, “espírito” se refere àquilo que dá vida a um corpo. Sem espírito, o corpo está morto. De modo que na Bíblia a palavra rúahh é traduzida não apenas por “espírito” mas também por “força” ou “força de vida”. Por exemplo, Deus disse a respeito do Dilúvio nos dias de Noé: “Estou trazendo o dilúvio de águas sobre a terra, para arruinar debaixo dos céus toda carne em que a força (rúahh) da vida está ativa.” (Gênesis 6:17; 7:15; 22). Assim, “espírito” se refere a uma força invisível (a centelha de vida) que mantém a vida de todas as criaturas viventes.

Alma e espírito não são a mesma coisa. O corpo precisa do espírito assim como um rádio, para funcionar, precisa da eletricidade. Pense num rádio a pilha, por exemplo. Ao colocarmos pilhas nele e ligá-lo, a eletricidade armazenada nas pilhas dá vida ao rádio, por assim dizer. Sem as pilhas o rádio não funciona. O mesmo se dá com um raio elétrico, quando desligado da tomada. De modo similar, o espírito é a força que dá vida ao nosso corpo. E assim como a eletricidade, o espírito não tem capacidade de sentir ou pensar. É uma força impessoal. Mas sem esse espírito, ou força de vida, o nosso corpo “expira e retorna ao pó”, como diz o salmista.

Falando a respeito da morte do homem, Eclesiastes 12:7 diz: “O pó (de seu corpo) retorna à terra assim como veio a ser, e o próprio espírito retorna ao verdadeiro Deus que o deu.” Quando o espírito, ou força de vida, deixa o corpo, o corpo morre e volta para sua origem – o solo. De modo comparável, a força da vida volta para sua origem – Deus. (Jô 34:14, 15; Salmo 36:9).

 Artigo por Ruth Barbosa

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