sábado, 28 de maio de 2011

Espírito, Perispírito e Alma (básico 1 - material de apoio)

Material de Apoio (básico 1)
Estudo Modelo Organizador Biológico (MOB) -    Tópico: Espírito, Perispírito e Alma

Começando com o Livro dos Espíritos:
22 Define-se, geralmente, a matéria como sendo o que tem extensão, o que pode causar impressão aos nossos sentidos, o que é impenetrável. Essas definições são exatas?
– Do vosso ponto de vista são exatas, visto que somente falais do que conheceis. Mas a matéria existe em estados que para vós são desconhecidos. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil que não cause nenhuma impressão aos vossos sentidos; entretanto, é sempre matéria, embora para vós não o seja.

22 Que definição podeis dar da matéria?
– A matéria é o laço que prende o Espírito; é o instrumento de que ele se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação.
 De acordo com essa idéia, pode-se dizer que a matéria é o agente, o intermediário, com a ajuda do qual, e sobre o qual, atua o Espírito.

23 O que é o Espírito?


– Espírito é o princípio inteligente do universo.

23 Qual é a natureza íntima do Espírito?
– Não é fácil explicar o Espírito com a vossa linguagem. Para vós, ele não é nada, visto que o Espírito não é algo palpável, mas para nós é alguma coisa. Sabei bem: o nada não é coisa nenhuma, o nada não existe.

24 Espírito é sinônimo de inteligência?
– A inteligência é um atributo essencial do Espírito, mas ambos se confundem num princípio comum, de modo que, para vós, são a mesma coisa.

A Gênese – Cap. I – Caracteres da Revelação Espírita
“Numa palavra, o que caracteriza a revelação espírita é que sua origem é divina, que a iniciativa pertence aos Espíritos, e que sua elaboração é o resultado do trabalho do homem.”
(...) Como meio de elaboração, o Espiritismo procede exatamente da mesma maneira que as ciências positivas, isto é, aplica o método experimental.”
(...) É rigorosamente exato, portanto, dizer que o Espiritismo é uma ciência da observação e não produto da imaginação. As ciências não fizeram progressos sérios senão depois que os seus estudos se basearam no método experimental; mas acreditava-se que esse método não poderia ser aplicado senão a matéria, ao passo que é igualmente às coisas metafísicas.”

Espírito, Perispírito e Alma – Hernani Guimarães
Capítulo III
Espírito e Alma
Os conceitos a respeito de espírito e alma sofrem de certa imprecisão, especialmente no tocante à sua morfologia e substância. Há também discordância na interpretação do vocábulo alma chegando certas correntes a confundi-lo com o termo espírito.
A doutrina espírita ensina que o Espírito é composto de perispírito e alma. Outras correntes de pensamento distinguem, até certo ponto, as noções separáveis de espírito e alma.
Os antigos observavam a distinção entre alma e espírito, tornando a alma o objeto da psicologia. Do mesmo modo, o espírito, ainda no século XVIII, era estudado pela pneumatologia. Usavam-se palavras diferentes para designá-los: entre os romanos, animus e spiritus; entre os gregos: psique e pneuma; entre os judeus: nephesh e ruach.
O homem era considerado um ser ternário composto de corpo, alma e espírito, como podemos observar, por exemplo, no versículo bíblico “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e vosso sincero espírito, alma e corpo sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Paulo – Epístola aos Tessalonicences, I; ver 23.

(...) Allan Kardec, no livro dos espíritos, questão 76, na nota referente à resposta diz o seguinte: “o vocábulo espírito é aqui empregado para designar as individualidades dos seres extracorpóreos e não mais o elemento inteligente universal.”

Alma e Perispírito da Personalidade

Considerando-se apenas a zona anímico-perispiritica da personalidade compreendida pelo corpo astral, corpo físico e corpo vital, poderíamos assinalar a presença de um campo de forças formando uma estrutura biomagnética, atravessando o corpo físico e unindo o corpo astral ao corpo vital. Essa estrutura biomagnética tem a forma e os correspondentes ao corpo físico que ela interpenetra. É uma cópia fiel do soma fisiológico, porém constituído exclusivamente de linhas de força de um campo biomagnético – CBM – com a forma e os detalhes todos, sem exceção, de um corpo físico. A esta “Vera-efígie-biomagnética” do soma físico corresponderia àquilo que deve entender-se correntemente por alma. Seria a alma da personalidade encarnada.
Todavia, consideramos assim uma alma particular, aquela que anima o corpo físico, durante uma determinada encarnação. Seria, na realidade, uma alma pessoal particular a qual, além de animar o corpo físico enquanto este vive, faz parte da “estrutura eletromagnética” do corpo espiritual conforme nos ensina André Luiz: “Do ponto de vista da constituição e função em que se caracteriza na espera imediata ao trabalho do homem, após a morte, é o corpo espiritual o veículo físico por excelência, com sua estrutura eletromagnética, algo modificado no que tange aos fenômenos genésicos e nutritivos, de acordo, porém com as aquisições da mente que o maneja” Chico Xavier – Evolução em Dois Mundos.

(...) distinção entre personalidade e individualidade. O corpo espiritual – ou perispírito – e a alma estão implicados na composição da personalidade, ao passo que à individualidade – ou espírito – temos o corpo mental como correspondente.
No dizer de André Luiz, o corpo mental é o envoltório sutil da mente e também aquilo que preside a formação do corpo espiritual: “Para definirmos, de alguma sorte, o corpo espiritual, é preciso considerar, antes de tudo, que ele não é reflexo do corpo físico que o reflete, tanto quanto ele próprio, o corpo espiritual retrata em si o corpo mental que lhe preside a formação. (obra citada acima)

“É importante considerar, todavia, que nós, os desencarnados, na esfera que nos é própria, estudamos presentemente, a estrutura mental das células, de modo a iniciarmos-nos em aprendizado superior, com mais amplitude de conhecimento, acerca dos fluídos que nos integram o clima de manifestação, todos eles de origem mental e todos entretecidos na essência da matéria prima, ou Hausto Corpuscular de Deus, de que se compõem a base do Universo Infinito.” Obra citada acima.

Por Ruth Barbosa.
Filósofa, Terapeuta Reencarnacionista (regressão terapêutica a vidas passadas) e Hipnóloga Condicionativa e Ericksoniana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário